Imagem Automação da Força de Vendas: o que é, importância e como adotar no seu negócio

26 de julho 2022

Automação da Força de Vendas: o que é, importância e como adotar no seu negócio

Tornar os processos de vendas mais integrados com o auxílio de um software. Este é um dos principais objetivos da automação da força de vendas, uma aliada estratégica dos gestores para alcançar melhores resultados nos negócios.

O interesse pela automação da força de vendas é crescente, uma vez que 60% dos líderes de vendas esperam alcançar o desenvolvimento do setor que comandam por intermédio dessa ferramenta, de acordo com dados do relatório CX Trends 2022.

A mesma pesquisa também revela que quatro em cada cinco gerentes afirmam que utilizarão integrações adicionais (como uma automação da força de vendas) e aplicativos no próximo ano.

 

O que é automação da força de vendas?

Entendemos como automação da força de vendas como a utilização de um software ou de múltiplas tecnologias integradas com o objetivo de ajudar nas etapas do processo de vendas.

Já sabemos que a automatização de um processo tem como finalidade substituir ações humanas específicas pelo trabalho de softwares ou máquinas, com o objetivo de agregar mais eficiência.

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A força de vendas, por sua vez, se refere a todos os processos e setores que integram uma jornada de compra, o que inclui etapas importantes como a nutrição de prospect, estratégias de captação de leads, consumação de venda, experiência do cliente e relacionamento de fidelização pós-venda.

 

A união entre estes dois conceitos acima citados, portanto, formam a automação da força de vendas, que tem entre os seus principais benefícios:

 

  •   Colocar a experiência do cliente no centro;
  •   Mais produtividade;
  •   Maior compreensão acerca da realidade do cliente;
  •   Integração das etapas do funil de vendas;
  •   Monitoramento do pipeline de vendas;
  •   Integração das aplicações e ferramentas usadas em meio ao processo;
  •   Criação de base de dados acessível a todos os envolvidos na força de vendas;
  •   Disponibilidade de métricas e relatórios baseados na performance de dados.

 

Como funciona a automação da força de vendas?

Um dos diferenciais mais significativos da automação da força de vendas diz respeito à produtividade. É que, por meio dela, enquanto o software executa atividades consideradas mais burocráticas (alimentação de cadastros, inserção de leads nas planilhas, relatórios, entre outras), a força de vendas consegue se dedicar com mais ênfase às atividades de atendimento ao cliente.

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Perguntas que uma automação da força de vendas ajuda a responder

Perdemos algum cliente? Quantos novos clientes entraram em contato? Temos propostas comerciais adiantadas? Quais negócios estão em andamento no atual momento?

Estas são apenas algumas das perguntas que uma automação da força de vendas bem implementada é capaz de esclarecer. Isso é muito importante quando falamos de gestão comercial, pois, muitas vezes, acompanhar tudo o que acontece nas etapas do funil de vendas da empresa é muito complexo e muitas oportunidades acabam despercebidas.

 

Automação da força de vendas reduz necessidade de repetições

Uma das razões de maior insatisfação dos consumidores de produtos/serviços, de forma geral, é a necessidade de ter que repetir inúmeras vezes informações que já haviam sido relatadas ao suporte da empresa.

Afinal de contas, quem é que não se estressa quando precisa relatar o mesmo problema sempre que é transferido, concorda? Este é um dos principais motivos responsáveis por tornar a experiência do consumidor algo desagradável.

Com a automação da força de vendas, a chance deste problema ocorrer é reduzida, pois ela costuma dispor de um histórico das interações do cliente durante o seu relacionamento com a marca. O software permite, por exemplo, que as equipes de vendas sejam atualizadas, em tempo real, acerca da realidade dos leads, atuando de forma mais assertiva.

 

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Com mais esta solução desenvolvida pela RTSys, sua equipe passa a contar com visualização imediata, interna e externamente, dos pedidos efetuados em campo pelos vendedores, resultando em maior velocidade e agilidade ao sistema de gestão industrial, área financeira ou comercial, partes integrantes do RTSys SGI-ERP.

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