09 de agosto 2022
A importância da ‘Gestão dos 3 Ps’ para a indústria
Você já ouviu falar nos 3 Ps da gestão empresarial? Incorporar Pessoas, Processos e Produtos na estratégia de negócios é de fundamental importância para otimizar os processos de uma organização e, consequentemente, obter melhores desempenhos e resultados.
No setor industrial, a aplicação integrada destes 3 Ps é relevante, porque, não raro, muitas empresas acabam pensando exclusivamente no produto, desconsiderando as pessoas por trás dele. Também é comum, em outras situações, que se pense apenas no processo, sem levar em conta o produto final. Todavia, o desenvolvimento do negócio passa, necessariamente, pelo alinhamento destes três pilares.
Quem criou o conceito de gestão dos 3 Ps?
O conceito de gestão dos 3 Ps foi criado na metade dos anos 2000 pelo empresário libanês (radicado nos EUA) Marcus Lemonis, que se baseou em sua própria experiência empresarial – principalmente nas organizações Camping World e Good Sam Enterprises.
Leia também: Automação de processos: o que é e como implementar?
Qual é o objetivo da gestão dos 3 Ps?
Em linhas gerais, a gestão dos 3 Ps tem como objetivo compreender e definir melhor as prioridades do negócio com base nesses três pontos elementares. Dessa forma, só para que você tenha ideia, Lemonis conseguiu evitar a falência de mais de 100 empresas americanas.
Pessoas
Seus funcionários estão bem treinados e atualizados? Eles estão bem acomodados e conscientes de seu papel na empresa? Principalmente: eles estão motivados para desempenhar suas funções? Estas perguntas são muito importantes no âmbito das organizações, sobretudo porque são sensíveis em relação a alma de qualquer tipo de negócio: as pessoas.
Por todos estes motivos, considerar as pessoas nos processos da gestão empresarial é tão necessário. Parece até bem óbvio, não é mesmo? Apesar disso, a verdade é que muitos negócios deixam de dar a devida atenção a essa área, o que compromete, diretamente, os resultados.
Cabe observar que, quando falamos em gestão empresarial, mais especificamente em relação aos 3 Ps, as pessoas vão além dos funcionários. Também estão contemplados aí os clientes, fornecedores, conselheiros, investidores e parceiros, comunidade do entorno, ou seja, todos os stakeholders que tenham algum tipo de associação com o negócio.
Processos
Fundamentais em qualquer negócio, os processos merecem uma atenção especial de parte dos gestores, pois eles são aqueles procedimentos que determinam a maneira como a empresa vai proceder conforme cada situação ou momento.
Por esta razão, os processos precisam ser eficientes, contínuos e claros, de modo que possam ser compreendidos e executados por qualquer colaborador da empresa. Com base nisso, um plano de ação para cada etapa processual costuma ser muito recomendado pelos especialistas em gestão para que o sucesso da atividade seja mais efetivo.
Nesse sentido, é importante questionar, periodicamente, “como, quando e por que fazemos?”, se há processos que possam ser automatizados, substituídos ou mesmo eliminados, e se há formas de torná-los menos repetitivos e melhorá-los.
Produtos
Parte mais visível da sua marca, o produto só tem a sua qualidade reconhecida quando consegue suprir as expectativas, exigências e necessidades (dores) dos clientes. Por esta razão, é um dos importantes pilares que integram a gestão dos 3 Ps.
Você sabia que, inúmeras vezes, o conceito do produto nasce de maneira intuitiva? O perigo, quando isso acontece, é deixar de ouvir as necessidades e os interesses reais do público que irá consumi-lo. Questionar, frequentemente, se ele impacta no resultado final e no sucesso do seu negócio é um exercício essencial para os gestores, independentemente da natureza e do porte da empresa.
Algumas perguntas que devem ser respondidas nessa área: você sabe o que o mercado espera do seu produto?, o valor é compatível com a qualidade?, o que é produzido, de fato, agrega algum tipo de valor? Também é importante questionar se você e os demais gestores (a maioria deles, pelo menos) comprariam o produto que comercializam.
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Dicas para implementar a gestão dos 3 Ps na indústria
- Invista na capacitação dos colaboradores;
- Reavalie e melhore os seus processos;
- Estude formas de se diferenciar no mercado;
- Automatize os processos para obter mais produtividade e reduzir custos.
Benefícios de adotar a metodologia dos 3 Ps na indústria
Como vimos neste artigo da RTSys, assegurar que as pessoas, os processos e os produtos estejam alinhados e integrados na empresa pode fazer toda a diferença. Daí a importância de implementar a metodologia dos 3 Ps, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.
Essa sinergia é fundamental para que você consiga entregar melhores resultados aos seus clientes, aumentando as chances de fidelizar o seu público.
Nessa linha, o protagonismo das pessoas é crucial para que elas executem, da melhor forma possível, os processos da organização, desenvolvendo produtos finais com excelência.
Funciona assim: as pessoas reforçam os processos, os processos viabilizam o desenvolvimento adequado dos produtos, e os produtos, finalmente, encantam as pessoas que os adquirem. Para que isso seja possível, evidentemente, alinhar a gestão dos 3 Ps se torna imprescindível. A gestão da sua empresa tem valorizado esta questão?
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