28 de setembro 2022
A importância da tecnologia para o setor de varejo
Setor de varejo é o que mais investe em tecnologia no Brasil
O setor de varejo contribui, de forma significativa, para a economia brasileira. Dados do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira 2022”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), revelam que este segmento representa, atualmente, 11,08% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Em tempos de transformação digital, a tecnologia tem sido imprescindível para o desenvolvimento do setor de varejo, o qual necessita, frequentemente, de investimentos em inovação para se manter competitivo em um mercado onde a concorrência é intensa – e o nível de exigência dos consumidores cada vez maior.
Leia também: Médias e pequenas empresas podem ter um ERP?
Não à toa, o setor de varejo é o que mais investe em tecnologia no Brasil, segundo demonstrou pesquisa da Córtex que avaliou 233,4 mil empresas, ficando à frente dos segmentos financeiro, de serviços e da construção.
Nesse sentido, há uma ampla gama de possibilidades. A tecnologia pode auxiliar o setor de varejo, por exemplo, desde o desenvolvimento de aplicativos ou sites, passando pela segurança nas áreas de comunicação e vendas, e mesmo nos processos internos, os quais envolvem a organização das equipes e automatização dos processos.
Entre os principais benefícios da tecnologia para o setor de varejo, podemos destacar:
- Maior produtividade para as equipes, reduzindo ou mesmo eliminando atividades manuais desnecessárias;
- Melhora a experiência de compra do consumidor;
- Viabiliza a integração de todos os processos, desde o pedido até a logística de entrega;
- Centraliza a gestão de dados e, por sua vez, torna as tomadas de decisões mais assertivas;
- Redução de custos.
Praticidade para efetuar pagamentos é muito valorizada
No âmbito das tecnologias que podem ser adotadas para impulsionar o setor varejista, as quais incluem Estratégia Omnichannel, Internet das Coisas, Big Data, Blockchain e Cloud Computing, os sistemas de pagamentos inteligentes são cada vez mais valorizados pelos consumidores no processo de compra.
Nessa linha, implementar pagamentos via aproximação, através de smartphone ou até mesmo relógio inteligente contribui para a experiência de compra dos consumidores. A utilização de Pix, mecanismo criado nos últimos anos pelo Banco Central, também costuma cair no gosto tanto de clientes como no dos empreendedores, uma vez que o serviço é instantâneo e evita a necessidade de taxas.
Leia também: Como a sua equipe de vendas pode ser mais ágil e estratégica?
RTSys Shop é solução de gestão para o varejo
Do Ponto de Venda (PDV) à gestão financeira, o RTSys Shop é uma excelente solução de gestão para o setor de varejo, propiciando mais agilidade e dinamismo para donos de restaurantes e lojistas.
Ideal para a gestão financeira e operacional de médias e pequenas empresas, o RTSys Shop ainda tem como diferencial o fato de ser de fácil migração para o RTSys SGI (ERP), solução completa da RTSys para quando controles complexos e maior volume de informações de negócio forem necessários.
Conheça melhor o RTSys Shop: https://www.rtsys.com.br/rtsys-shop/