26 de outubro 2022
ERP On-Premise e Cloud: quais as diferenças?
ERP On–Premise e ERP Cloud têm funcionalidades específicas e atendem a diferentes tipos de organizações
Aqui no blog da RTSys nós já explicamos em algumas publicações por que o seu negócio precisa de um ERP, quais são as vantagens de um ERP para o setor de e-commerce e se médias e pequenas empresas também podem implementar um ERP.
Como você já deve saber, o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão que possibilita o acesso integrado, simplificado e confiável aos dados da organização.
Isso significa dizer que, ao dispor deste tipo de software, a organização consegue passar a contar com relatórios detalhados e diagnósticos aprofundados sobre as ações necessárias tanto para aumentar a produtividade quanto para reduzir custos.
Satisfação das empresas com o ERP
Além disso, setores que antes estavam dispersos passam a conversar entre si, e as informações de cada parte da organização podem ser acessadas mais facilmente, evitando os retrabalhos e facilitando as tomadas de decisão por parte dos gestores.
Embora alguns líderes ainda desconheçam as funcionalidades de um ERP, é muito importante que passem a compreendê-las, de modo que absorvam melhor as vantagens competitivas que o negócio pode adquirir e, é claro, não fiquem para trás em relação à concorrência.
Leia também: Por que o seu negócio precisa de um ERP
ERP On–Premise e ERP Cloud
Hoje, especificamente, vamos abordar duas formas pelas quais um ERP pode vir a ser contratado: os modelos On-Premise e Cloud.
ERP On-Premise
O ERP On-Premise (no local, traduzido para o português) é implementado no data center da própria empresa, com a possibilidade de ser instalado, por exemplo, em todas as máquinas. Embora também ofereça controle dos dados e flexibilidade, esta opção exige o apoio de uma equipe interna especializada.
Isso ocorre porque, no caso de haver a necessidade de personalização de ferramentas, o desenvolvimento da funcionalidade fica a cargo da própria empresa.
Atualmente, nossa expertise na RTSys demonstra que apenas as empresas que apresentam problemas de conexão de internet acabam optando pelo ERP On-Premise.
ERP Cloud
O ERP Cloud (na nuvem, traduzido para o português), que normalmente é um ERP por assinatura, oferece mais eficiência e segurança em relação aos dados, pois eles ficam armazenados em um ambiente virtual criptografado e composto por outros recursos de proteção.
Outras vantagens do modelo Cloud são a flexibilidade, escalabilidade e economia. Exemplo: há a possibilidade de contratar um plano básico e agregar apenas as funcionalidades específicas que forem necessárias para as demandas internas, ou seja, o pagamento pode ser feito de acordo com a utilização.
Leia também: Médias e pequenas empresas podem ter um ERP?
Outras vantagens do ERP por assinatura
Hospedada na nuvem e dotada de todos os benefícios que já mencionamos neste artigo, a modalidade de ERP Cloud conta com outros diferenciais a serem levados em conta pelos contratantes:
- Isenção do custo com servidores e infraestrutura de TI;
- Redução dos gastos com a equipe interna do setor de tecnologia;
- Armazenamento de dados realizado por especialistas;
- Estruturas de backup e dualidade confiáveis e robustas.
Gostou deste artigo? Este conteúdo teve como principal objetivo explicar como funcionam as modalidades de ERP Cloud e On-Premise, detalhando os seus benefícios e aplicabilidades para cada tipo de organização.
Se a sua empresa está à procura de um sistema ERP, acesse o site da RTSys e veja de que forma podemos contribuir para tornar a sua organização mais integrada, eficiente e competitiva: https://www.rtsys.com.br/
Há mais de duas décadas no mercado, temos auxiliado inúmeras empresas a otimizarem suas gestões. Veja este exemplo: https://www.rtsys.com.br/cases/