07 de dezembro 2022
KPIs: Contabilidade como Fonte de Informações para Definição e Cálculo
Os KPIs contribuem para tornar a gestão empresarial mais transparente, assertiva e confiável
Aqui no blog da RTSys nós já demonstramos, recentemente, o que são os KPIs, indicadores-chave de desempenho e gestão que atuam como um importante suporte informativo baseado em dados.
Cada vez mais utilizados por organizações de diferentes segmentos e portes, os KPIs contribuem, significativamente, para tornar a gestão empresarial mais transparente, assertiva e confiável.
Hoje, o assunto que iremos abordar aqui é a utilização de KPIs que são gerados por informações advindas da contabilidade nas organizações. Isso porque é cada vez mais frequente a demanda por esses indicadores em se tratando da gestão empresarial.
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Por que utilizar KPIs na gestão da empresa?
Quando falamos em gestão, é fundamental tornar as tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas, sejam elas em médio ou longo prazo. Daí a importância de utilizar os KPIs, os quais auxiliam no planejamento das empresas e, além disso, oferecem mais transparência e segurança aos envolvidos.
Os escritórios de contabilidade que utilizam KPIs são um bom exemplo nesse sentido. Entre os benefícios que eles acabam agregando podemos citar uma melhor qualidade da informação que poderá fornecer aos seus clientes, aumento da produtividade, visão mais abrangente dos resultados gerais e uma identificação mais clara das atividades que são mais rentáveis.
KPIs gerados por meio de informações contábeis
- Retorno sobre Investimento (ROI)
Um dos KPIs mais conhecidos no mercado, o ROI possibilita a criação e o planejamento das metas e iniciativas com base em resultados tangíveis. Dessa forma, é possível identificar se determinadas estratégias são ou não viáveis. Quando a viabilidade do investimento é assegurada, você consegue ainda obter insights para otimizar suas ações;
- Taxa de Queima de Caixa (Burn Rate)
O Burn Rate é um dos KPIs mais utilizados na gestão organizacional. Isso porque ele ajuda a mensurar os gastos de manutenção do negócio, bem como as receitas obtidas. Ao auxiliar no entendimento e análise das contas que estão próximas de vencerem, este KPI contribui para que os gestores consigam elaborar um plano de ação capaz de evitar os problemas;
- Taxa de Crescimento de Receita
Executar uma análise completa do desempenho e real situação da sua empresa. Este é o principal objetivo da Taxa de Crescimento de Receita, um indicador-chave de performance geral do seu negócio, capaz de oferecer uma noção mais estratégica da organização, facilitando a criação de históricos de dados e a projeção de tendências;
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Bastante utilizado em ações de marketing e vendas, o CAC é um KPI que considera o quanto a sua empresa investe para adquirir novos clientes e quanto ela recebe de retorno por isso. Em linhas gerais, este indicador resulta da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.
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KPIs e automatização da gestão
É natural que algumas dúvidas possam surgir no momento de escolher e implementar os KPIs. Nessa hora, é fundamental ter clareza sobre os reais objetivos do negócio, uma vez que os indicadores-chave podem variar de acordo com cada necessidade.
Uma coisa é certa: automatizar a gestão do seu negócio é a maneira mais eficaz para ajudar na definição dos melhores KPIs. Isso porque a gestão automatizada facilita a análise, elimina as imprecisões, contribui para a otimização de processos e torna a tomada de decisão mais assertiva.
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