04 de janeiro 2023
Planejamento e Controle da Produção: saiba a importância para a indústria
Planejamento e Controle da Produção é fundamental para alinhar, em uma rotina produtiva, boas práticas de padronização, conformidade e segurança.
O processo que inclui organizar, conduzir e monitorar as operações industriais, otimizando a cadeia produtiva, é chamado de Planejamento e Controle da Produção (PCP).
Vale observar que algumas organizações utilizam também a nomenclatura Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) ou Planejamento e Controle da Produção e Materiais (PCPM).
Quando bem aplicado no chão de fábrica, o Planejamento e Controle da Produção contribui para alinhar, em uma rotina produtiva, boas práticas de padronização, conformidade e segurança.
Consolidado em meio à evolução industrial do último século, o PCP é uma ferramenta importante para auxiliar as indústrias na missão de aumentar a produtividade, otimizar a gestão de estoque e potencializar o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Leia também: As 5 principais etapas da Logística de Produção
Quais são as atribuições do PCP?
Em um chão de fábrica é imprescindível que os líderes compreendam, com exatidão, todos os aspectos que envolvem as suas demandas. É aí que entra o Planejamento e Controle de Produção. Em linhas gerais, o PCP procura responder a sete perguntas básicas:
- O que produzir;
- Quanto produzir;
- Onde produzir;
- Como produzir;
- Quando produzir;
- Com o quê produzir;
- Para quê produzir.
Dessa forma, quando o PCP é bem pensado e executado, as atividades passam a ser realizadas de acordo com o planejado e, além disso, os gestores conseguem monitorá-las de maneira eficaz.
Em sua forma prática, o PCP se manifesta no fluxo contínuo de produção, planejamento de recursos, coordenação de cronograma de trabalho, controle de estoque, produtividade e até mesmo na satisfação do cliente.
Assim, podemos dizer que o PCP impacta tanto nas questões internas quanto externas do ciclo produtivo, bem como na rotina do setor de compras e da área logística.
Leia também: 6 dicas para impulsionar a produtividade na indústria
Vantagens do PCP
Entre as principais vantagens de um PCP podemos destacar a otimização da capacidade de fabricação, menores custos com estoque, entregas dentro do prazo, aquisição adequada de insumos, simplificação dos processos produtivos e a redução dos desperdícios.
ERP é importante para o PCP
Um sistema ERP robusto e personalizável, como o RTSys SGI, contribui no PCP, automatizando inúmeras tarefas e integrando as mais diversas áreas da gestão industrial, como estoque, logística, compras, finanças e muitas outras.
Precisando implementar ou melhorar o PCP da sua indústria? A RTSys conta com soluções de gestão capazes de potencializar os resultados da sua organização. Saiba mais: https://www.rtsys.com.br/rtsys-sgi/