27 de abril 2022
Como a sua equipe de vendas pode ser mais ágil e estratégica?
Tornar a equipe de vendas mais ágil e estratégica é um desafio frequente para boa parte das empresas. Logicamente, essa área tem uma importância considerável no âmbito de qualquer organização que precise comercializar produtos ou serviços, daí a necessidade de tratar esse tema com o máximo de atenção.
Para otimizar o trabalho da equipe de vendas, a automação exerce um papel crucial. No âmbito da gestão de processos empresariais, esta metodologia consiste na utilização da tecnologia, bem como na integração de softwares com o objetivo de otimizar o fluxo operacional.
Nessa linha, a automação da força de vendas tem como objetivos:
- Fazer com que o processo de vendas seja mais eficiente;
- Eliminar retrabalhos;
- Substituir tarefas manuais demoradas;
- Gerenciar os prospects de maneira mais assertiva;
- Diminuir custos com a redução do esforço da equipe; e
- Oferecer um atendimento personalizado;
- Reduzir erros com a eliminação de tarefas manuais.
Por que a automação de vendas é necessária?
Erroneamente, algumas pessoas difundiram a ideia de que a automação foi desenvolvida para, simplesmente, substituir o trabalho humano. Na verdade, ela veio para otimizá-lo, atuando, exclusivamente, em processos específicos nos quais não haja a necessidade de atuação humana.
Em se tratando de uma equipe de vendas, você deve concordar que fica muito difícil ter de lidar, manualmente, com todos os processos necessários, que incluem ferramentas como planilhas, telefones, e-mails, chats, entre outras. Daí a importância da automação, que pode fazer a maior parte desse trabalho e deixar o time de vendedores entrar em campo nas horas mais decisivas.
Benefícios proporcionados pela automação de vendas
Além das vantagens que já mencionamos neste artigo, colocadas como objetivos, a automação de vendas (quando bem planejada e executada) também proporciona outros benefícios muito importantes para o desenvolvimento dos negócios, entre os quais destacamos:
- Ampliação da visão estratégica;
- Redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Otimização do tempo durante o ciclo de venda;
- Agilidade no envio de propostas;
- Assertividade e eficiência nos telefonemas; e
- Envio e recebimento de e-mail qualificados.
Soluções da RTSys ajudam a potencializar as vendas
Pensando em elevar a performance da sua equipe comercial, a RTSys desenvolveu soluções capazes de automatizar sua força de vendas, agregando inúmeros benefícios e eliminando os sempre indesejáveis retrabalhos, um fator que costuma comprometer a eficácia do fluxo operacional.
Uma destas soluções é o RTSys SFA, um sistema completo de Sales Force Automation (Automação de Força de Vendas) que possibilita à equipe de vendas dispor de uma visualização imediata (interna e externamente) dos pedidos efetuados em campo pelos vendedores. Com isso, o time comercial passa a contar, em suas mãos, com informações detalhadas sobre o estoque, dados dos clientes, histórico e dados referentes à crédito.
O RTSys SFA também possibilita recursos como o fechamento de pedidos online (na casa do seu cliente), sequenciamento por rota, emissão de nota fiscal, cotações e venda ambulante, com a praticidade de acesso através das plataformas Android, IOS ou Windows.
Autonomia para o seu cliente
Outro produto inovador para que as empresas possam gerir o fluxo de pedidos de modo personalizado, simples e ágil é o RTSys Orders, um sistema configurável que possibilita ao seu negócio escolher quais informações estarão disponíveis aos seus clientes.
Funciona assim: o cliente insere seu pedido no ERP da empresa, o que inclui todos os dados da compra, alimentando, de forma automática, as equipes de Vendas, de Produção e de Logística. Dessa forma, o RTSys Orders propicia mais autonomia para o seu cliente e menos carga de trabalho para os profissionais da área comercial.
Ficou interessado(a)? Saiba mais informações sobre as soluções da RTSys: ligue (41) 3019-8620 ou chame no WhatsApp: +55 41 99640-1774. Se preferir, escreva para rtsys@rtsys.com.br