Imagem Médias e pequenas empresas podem ter um ERP?

05 de julho 2022

Médias e pequenas empresas podem ter um ERP?

Uma ideia muito equivocada que costuma ser difundida é a de que o sistema ERP só pode ser implementado por grandes organizações. Na verdade, estamos falando de um software de gestão empresarial que é capaz de atender empresas de todos os portes e segmentos, desde micro e médias empresas até grandes multinacionais.

E como isso é possível? Uma das maiores praticidades do sistema ERP é a adaptabilidade, o que viabiliza essa capacidade de atender, precisamente, as necessidades específicas de cada organização. Entre os principais benefícios para as médias e pequenas empresas, destacamos:

 

  • Auxílio aos gestores na administração das contas, pagamento e recebimento;
  • Monitoramento das vendas;
  • Acompanhamento dos pedidos de compras;
  • Fornecimento de informações sobre a produtividade da equipe;
  • Facilidade para gerenciar os dados de diversos setores;
  • Aumento do controle e acompanhamento dos processos.

 

Leia também: Por que o seu negócio precisa de um ERP?

 

Médias empresas e ERP

No que diz respeito às médias empresas, o sistema ERP consegue torná-las mais integradas, simplificadas e ágeis, uma vez que combina recursos inovadores, tais como a automação de força de vendas e ferramentas de análise. Assim, os funcionários desenvolvem suas atividades de forma mais estratégica e assertiva.

Outro ponto relevante quando nos referimos a atuação do sistema ERP para médias empresas é que uma série de insights importantes são obtidos, o que proporciona inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Esse tipo de software de gestão ainda pode ser atualizado com o passar do tempo, oferecendo mais alternativas a fim de otimizar os processos.

Funciona assim: de acordo com o crescimento gradual da sua organização, o sistema ERP disponibiliza recursos e soluções capazes de suplantar a demanda de serviços, funcionários, organização e todos os processos gerenciais que têm a necessidade de uma atenção especial.

 

Pequenas empresas e ERP

Já em se tratando de pequenas empresas, o ERP pode ser adquirido por meio de um pacote básico, dotado dos módulos principais do sistema de gestão empresarial, os quais costumam oferecer soluções para as seguintes áreas:

 

– Compras;
–  Contratos;
–  Custos;
–  Estoque;
–  Faturamento;
–  Financeiro.

 

Por meio desse modelo de ERP, o investimento é mais baixo, mas não deixa de disponibilizar os recursos necessários para o bom andamento da pequena empresa. Dessa forma, podemos dizer, sem sombras de dúvida, que o sistema ERP acompanha o crescimento do seu negócio. À medida que ele vai se desenvolvendo, você pode tornar o software ainda mais robusto, evitando, assim, o desperdício de recursos.

 

Leia também: Vantagens do ERP para o e-commerce

 

Você sabia?

De acordo com dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E, no setor de serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.

 

Sinais de que a sua empresa precisa de um ERP

Muitos empreendedores têm dúvida sobre se, de fato, a empresa precisa de um software ERP. A boa notícia é que existem alguns sinais que transparecem na própria gestão, auxiliando os empresários a identificar as reais necessidades do negócio.

Veja 5 perguntas que te ajudam nesse sentido:

 

  1. Os gestores/gerentes perdem muito tempo em busca de informações sobre a empresa?
  2. Os problemas demoram para ser identificados e a equipe não consegue resolver situações simples?
  3. A equipe gasta muito tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas?
  4. Os funcionários relatam dificuldades para compartilhar as informações?
  5. O gestor/gerente carece de acesso aos dados e precisa ser informado por terceiros para tomar decisões importantes para o negócio?

 

Vai investir em um sistema ERP?

O RTSys SGI-ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que permite o acompanhamento de todas as áreas da organização e suporta suas necessidades de controle e apoio à tomada de decisão.

Conheça mais detalhes desta solução da RTSys para o seu negócio: https://www.rtsys.com.br/rtsys-sgi/