Imagem Por que seu negócio precisa de um ERP

15 de março 2022

Por que seu negócio precisa de um ERP

Simplificar e integrar a gestão empresarial é algo imprescindível quando o objetivo é atingir um fluxo operacional eficiente. Daí a importância de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), cuja sigla em inglês significa, em uma livre tradução, “Sistema Integrado de Gestão Empresarial” ou “Sistema de Planejamento dos Recursos Empresariais”.

Embora ainda hoje sejam, continuamente, aperfeiçoados com o avanço da tecnologia, ganhando, por exemplo, novas soluções, módulos e produtos, os sistemas ERPs começaram a aparecer com maior destaque a partir da década de 1990, em um cenário em que as grandes companhias se tornavam mais globalizadas.

Neste contexto, essas corporações de grande porte passaram a sentir a necessidade de dispor de sistemas de gestão mais completos, capazes de padronizar e integrar as principais informações do negócio relacionadas à sede principal da companhia e de suas filiais em todo o mundo.

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: os mais variados setores da filial de uma companhia francesa, localizada em São Paulo, passaram a ficar a par dos fluxos operacionais da sede europeia. Com isso, os sistemas ERPs acabaram disseminados em todo o mundo, à medida que as organizações perceberam sua relevância e alto grau de utilidade.

 

ERP: por que o seu negócio precisa?

Fundamental para otimizar o controle e a produtividade das organizações, o ERP tem entre os seus principais benefícios:

  • Melhoria da gestão da empresa;
  • Redução de erros na operação;
  • Processos ágeis e parametrizados;
  • Diminuição de custos;
  • Integração entre os setores;
  • Maior controle financeiro;
  • Segurança tributária e fiscal;
  • Flexibilidade e acesso remoto;
  • Escalabilidade;
  • Relatórios para a tomada de decisão.

 

Investimento e nível de satisfação

E quais são os principais motivos que influenciam as empresas brasileiras na hora de investir em ERPs? De acordo com a 4ª edição da pesquisa “Panorama Mercado ERP 2020”, realizada pelo Grupo Portal ERP, a Qualidade e Tecnologia do Produto (37,5% das menções); Indicações de Usuários (12%); Bom Atendimento do Fornecedor (10%); Força da Marca (9,7%) e Preço (9,3%) são os fatores mais levados em conta pelas organizações ao aportarem recursos nesse sistema.

Segundo a mesma pesquisa, que ouviu 3.402 respondentes de 3.051 empresas, o nível de satisfação dos executivos em relação ao ERP é alto, uma vez que 51,92% dos participantes afirmam estar “totalmente satisfeitos”, 40,48% “parcialmente satisfeitos” e 49,56% consideram a usabilidade do software “amigável”.

 

4 dicas para escolher um sistema ERP

Autor da obra “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”, o economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, André Galhardo, sugere quatro dicas para escolher um sistema ERP:

  1. Identificar se o software é o melhor para a sua área de atuação;
  2. Avaliar as funcionalidades disponíveis;
  3. Ser rigoroso(a) com a experiência de utilização;
  4. Estar atento(a) ao fator segurança das informações.

 

RTSys SGI 

Sabia que a RTSys conta, atualmente, com uma das melhores soluções de ERP do mercado? Com o RTSys SGI você garante que todas as suas equipes tenham acesso, de qualquer local que estiverem (e através dos mais diversos dispositivos), às informações necessárias para uma gestão mais eficiente.

Por meio do RTSys SGI é possível integrar e simplificar as gestões Financeira, Comercial e Operacional, atendendo aos segmentos da Indústria, Distribuição e Serviços. Além disso, o sistema pode ser integrado a outras inúmeras soluções.

Ficou interessado(a)? Entre em contato, agora mesmo, com um de nossos consultores, e dê um importante passo para tornar a gestão da sua empresa mais completa e integrada:

(41) 3019-8620/99640-1774
rtsys@rtsys.com.br